EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1788
Tipo: Artigo
Título: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR NO PERÍODO DE 2014 A 2016
Autor(es): FIGUEREDO, Patrícia Cardoso
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa de elevada magnitude, cujo agente etiológico é o Mycobacterium tuberculosis, sendo um problema de saúde pública global, devido ao fato de ser considerada uma doença negligenciada. Por mais que tenha ocorrido uma redução do coeficiente de incidência da tuberculose em nível nacional e mundial, o Brasil ainda ocupa a 16º posição quando associado ao número de novos casos notificados, dentre os 22 países que, juntos, detêm 80% da carga mundial da doença. Entretanto, devemos considerar que os estados e as regiões não são homogêneos, sendo necessário analisar as singularidades de cada local. Diante disto, o objetivo deste estudo é avaliar o perfil epidemiológico da tuberculose no município de Maringá-PR, a partir de dados secundários que foram obtidos das Fichas de Notificação / Investigação de Tuberculose ao Sistema de Informação e Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2014 a 2016. A análise dos dados ainda está em processo, mas já é possível verificar, que o controle da TB em Maringá-PR está apresentando dificuldades, pois o coeficiente de incidência se manteve constante durante o período analisado, observando também, que o maior índice de notificação é entre homens, acometendo principalmente os adultos, que é a faixa etária mais produtiva da população. As variáveis que estão sendo estudadas permitirão uma melhor compreensão da incidência e prevalência da tuberculose, tendo condições de analisar as razões pelas quais o padrão da doença tem mudado nesta microrregião.
Palavras-chave: Tuberculose
Epidemiologia
Estudo transversal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1788
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80311.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)180.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.