EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1782
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÕES DE PUÉRPERAS ACERCA DA ASSISTÊNCIA DURANTE O PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Autor(es): TORRECILHAS, Marlon Henrique de Oliveira
SILVA, Fernanda Caroline Mattos
BARROS, Camila Longo
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: Pesquisa descritiva de natureza qualitativa com objetivo de avaliar, segundo informações de puérperas, a qualidade da assistência e orientações oferecidas durante o acompanhamento pré-natal pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de um município do sul do Brasil. A coleta de dados ocorre junto às puérperas maiores de 18 anos cadastradas e assistidas em uma entre seis Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá-PR, escolhidas para o estudo. A mesma se dá por entrevistas domiciliares, utilizando-se de um instrumento de coleta de dados contendo duas partes: uma de caracterização socioeconômica das participantes e outra com três questões norteadoras relacionadas ao andamento da assistência pré-natal recebida, suas potencialidades e fragilidades, bem como a satisfação das puérperas com relação à assistência. Ressalta-se que os resultados apresentados são parciais, de modo que as entrevistas realizadas até então foram gravadas em sua integralidade, transcritas e submetidas à análise de conteúdo modalidade temática. Mediante os depoimentos obtidos até o momento, emergiram das entrevistas duas unidades temáticas: Satisfação das puérperas quanto à oferta de orientações, disponibilidade de insumos e exames ou recursos e Fragilidades percebidas no vínculo e no cuidado centrado na pessoa. Conclui-se que há grande valorização mediante as orientações oferecidas pelos profissionais durante o acompanhamento pré-natal, visto que estas instruções proporcionam subsídios à qualidade assistencial e desenvolvimento de gestações mais saudáveis. Do mesmo modo, relacionamento interpessoal, vínculo e longitudinalidade do cuidado entre as gestantes e os profissionais também foram estimados, evidenciando a importância de relações mais significativas no âmbito da Atenção Básica.
Palavras-chave: Pré-natal
Puerpério
Satisfação do Usuário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1782
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79780.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.