EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1771
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE POR BIOFOTOGRAMETRIA DA EFICÁCIA DO ISOSTRECHING NO TRATAMENTO DA ESCOLIOSE
Autor(es): MOREIRA, Bruna Félix
REIS, Jéssica Cristina Hilário dos
WITTIG, Daniela Saldanha
COELHO, Kelley Cristina
Abstract: Objetivo: analisar o efeito da técnica Isostretching no ganho de flexibilidade e no alinhamento da coluna vertebral em pacientes com escoliose. Métodos: Foram avaliados 10 pacientes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 27 anos com relato de escoliose. Estes foram submetidos a uma avaliação com dados pessoais, exame físico incluindo coleta de dados antropométricos, teste de flexibilidade index-chão e avaliação biofotogramétrica através do software de avaliação postural SAPO. Esses pacientes foram tratados pelo método Isostretching e após 10 sessões de tratamento foi realizada reavaliação utilizando os mesmos critérios. Resultados: Ganho de flexibilidade comprovada pelo teste de index-chão, cuja a média era de 14,7 cm e passou a 7,9 cm. Pela avaliação biofotogramétrica da curvatura da coluna vertebral obtivemos resultados positivos, no qual o alinhamento ideal deve ter angulação de 180 ° entre a vértebras C7 e L5. A média de angulação dos pacientes avaliados era de 175,8° e após o tratamento a média desse ângulo caiu para 178,6°, com redução média de 2,8°, demonstrando a eficácia do tratamento em relação ao alinhamento da coluna vertebral. É possível constatar a melhora no alinhamento da coluna vertebral com o tratamento através do Isostrething, e o ganho de flexibilidade da cadeia muscular posterior.
Palavras-chave: Coluna Vertebral
Avaliação Postural
Fisioterapia
Flexibilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1771
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79593.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)193.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.