EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1766
Tipo: Artigo
Título: PRINCIPAIS DOENÇAS QUE MATAM IDOSOS NO BRASIL
Autor(es): CONTE, Rafael Bier
ALVARENGA, Filipe Sella de
MASSUDA, Ely
Abstract: Em função do rápido envelhecimento populacional identificado nos últimos 30 anos no Brasil e das implicações desse processo, é de grande importância a identificação das principais doenças que tem causado óbito dos idosos, a fim de preveni-las e evitá-las, para a auxiliar na escolha de políticas públicas de promoção à saúde relacionadas e que possam ser implantadas. O objetivo deste trabalho consiste em compreender quais são as principais doenças causadoras de óbitos em idosos no Brasil nos últimos 30 anos, segundo sexo e faixa etária. Os dados do presente estudo epidemiológico descritivo foram coletados junto ao DATASUS-TABNET em meio eletrônico, os quais foram delimitados pela idade (acima de 60 anos) e pelo tempo (nos últimos 30 anos). Após análise dos dados, conclui-se que as doenças que mais provocaram mortes em idosos nos últimos 30 anos, variam consideravelmente entre as diferentes faixas etárias dos idosos e entre os períodos avaliados pelo CID9 e pelo CID 10, e pouco variam entre os sexos.
Palavras-chave: idoso
mortalidade
políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1766
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80085.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)186.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.