EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1763
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DO EFEITO DA TERAPIA ANTI-HIPERTENSIVA SOBRE A INSULINOTERAPIA EM PACIENTES DIABÉTICOS NA CIDADE DE MANDAGUARI-PR
Autor(es): SOUZA, Emilly Stephanie de
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: O Diabetes mellitus (DM) e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) são doenças de alta prevalência e incidência crescente no mundo. Nos últimos anos, dados demonstraram a eficácia do tratamento da HAS na redução da resistência periférica um dos principais tipos de complicações do DM. Com base nessas considerações, a presente pesquisa objetiva demonstrar se há ou não interação de fármacos anti-hipertensivos no aumento da captação de glicose pelos tecidos periféricos através da insulina, buscando beneficiar pacientes portadores de ambas doenças. Os fármacos anti-hipertensivos destacados na pesquisa que podem propiciar benefício são de duas classes, Antagonistas dos canais de cálcio, metabolicamente neutros que não interferem desfavoravelmente na glicemia e, β-bloqueadores de 3° geração têm impacto neutro ou até podem melhorar o metabolismo de glicose, em decorrência do efeito de vasodilatação com diminuição da resistência periférica. O presente estudo será realizado através de coleta de dados obtidos nas unidades básicas de saúde de Mandaguari, localizado na cidade de Mandaguari-PR, a partir de prontuários médicos de pacientes do programa Hiperdia do Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza acompanhamento de hipertensos diabéticos. Sendo prontuários compostos por pacientes do sexo masculino e feminino com idade entre 40 e 60 anos. Os dados coletados serão analisados segundo os seguintes critérios: determinar o tipo de DM (DM1/DM2); dose de insulina administrada; classes de anti-hipertensivos utilizadas. Frente a essas considerações espera-se determinar a colaboração significativa dos fármacos anti-hipertensivos estudados para a diminuição da resistência periférica a insulina dos pacientes avaliados.
Palavras-chave: Anti-hipertensivos
Resistência à Insulina
Hiperdia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1763
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80301.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)173.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.