EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1746
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE CONSTIPAÇÃO E CONSUMO DE FRUTAS E ÁGUA EM IDOSOS
Autor(es): SOUZA, Fabrícia Caroline de
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: A constipação é um problema frequente em indivíduos idosos, principalmente no sexo feminino. As frutas são uma ótima opção nutritiva, uma vez que fornecem uma grande quantidade de elementos vitais como vitaminas, minerais e principalmente fibras. As fibras auxiliam o trânsito intestinal, melhorando, consequentemente, os sinais e sintomas da constipação. Nesse contexto, a ingestão regular de frutas tem efeito protetor da saúde dos indivíduos idosos tanto no tratamento, quanto na prevenção da constipação intestinal. Os idosos sentem menos sede, e consequentemente, ingerem menos água. Isto resulta em sinais clínicos como ressecamento da pele, implicação da função renal e principalmente constipação. O objetivo deste trabalho será avaliar a prevalência de constipação e consumo de frutas e água em idosos. O estudo será transversal, quantitativo, com coleta de dados primários. Será realizado na Unidade Básica de Saúde Aclimação da cidade de Maringá, estado do Paraná. Serão avaliados idosos, com idade maior ou igual a 60 anos, de ambos os sexos. Espera-se encontrar percentual elevado de idosos com constipação e com baixo consumo de frutas, e água.
Palavras-chave: Envelhecimento
Fibras
Líquidos
Obstipação
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1746
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79406.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)245.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.