EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1741
Tipo: Artigo
Título: PRÉ PROJETO DE REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA: AÇÕES DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM DEPRESSÃO
Autor(es): MALACRIDA, Haysa Calzavara
GOMES, Ana Caroline Oliveira
MIDORI, Vanessa Kurata
SCOLARI, Giovana
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
CARREIRA, Lígia
Abstract: A depressão pode levar a diversos prejuízos que afetam diretamente o cotidiano do indivíduo, como o déficit da memória e atenção, que compromete a capacidade para o desenvolvimento de atividades de vida diária e a interação social. Destaca-se o papel do enfermeiro na estimulação do idoso com sintomas depressivos e dentre suas funções estão as de cunho educativo e preventivo, podendo ser realizada através de diversas ações, como orientações sobre os sintomas depressivos e interação social e familiar, e a realização de atividades de estimulação cognitiva. Ao ponderar que a depressão se trata de um problema de saúde pública e o conhecimento científico sobre essa temática está concentrado principalmente nos fatores de risco e tratamento para a doença, justifica-se a importância da realização de uma revisão integrativa de literatura. Esta revisão cujo objetivo é identificar a produção científica em publicações da área da saúde, sobre as intervenções de enfermagem voltadas ao idoso com sintomas depressivos. A busca das publicações será realizada no período de outubro a novembro de 2017 nas bases de dados Scopus (Elsevier) e Lilacs, com os descritores “Cuidados de Enfermagem”, “Idoso” e “Depressão”, buscando responder a seguinte questão: “Qual o conhecimento científico em publicações da área da saúde, sobre as intervenções de enfermagem voltadas ao idoso com sintomas depressivos? ”. Esse estudo trará subsídios suficientes para nortear a assistência de enfermagem a essa população visando à melhora da saúde mental e qualidade de vida dos idosos que apresentem sintomas depressivos.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem
Depressão
Educação em Saúde
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1741
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79679.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)169.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.