EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1731
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO DO MEDO DE CAIR COM A FORÇA DE PREENSÃO PALMAR EM INDIVÍDUOS COM MAIS DE 60 ANOS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): GARCIA, Ana Júlia de Souza
TOY, Isabella Ue
PERES, Patrícia Nascimento
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O medo de cair dos idosos pode ser caracterizado como uma apreensão ao caminhar ou um temor excessivo em cair. Sua prevalência varia de 20 a 85% entre idosos não institucionalizados, que tende a isolar o idoso do convívio social e privar-se de realizar determinadas atividades. O objetivo desta pesquisa será verificar a relação entre a força de preensão palmar, o medo de cair e os dados sociodemográficos e antropométricos de pessoas com 60 anos ou mais. Será um estudo de abordagem quantitativa do tipo transversal a ser realizado em locais públicos na cidade de Maringá – PR. As informações sociodemográficas como idade, cor da pele declarada, estado civil, renda familiar e dados antropométricos como o peso, altura e índice de massa corpórea- IMC serão obtidos por meio de questionário estruturado, seguido pelo preenchimento do instrumento “Escala de Eficácia de Quedas – Internacional” (FES – I Brasil). A força de preensão palmar (FPP) será obtida por meio de um dinamômetro manual digital (T.K.K. 5401 Grip-D, Takey®, Smedley; Tokyo, Japan). Espera-se identificar se há relação entre a maior ou menor FPP e o medo de cair dos idosos, de modo identificar a possível aplicação do teste de FPP para destinar maior cuidado e orientações com o medo de cair dos idosos.
Palavras-chave: Idosos
quedas
promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1731
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79725.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)172.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.