EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1730
Tipo: Artigo
Título: REAVALIAÇÃO DO EFEITO DO BIOTERÁPICO DE TOXOPLASMA GONDII 200DH EM NEURÔNIOS ENTÉRICOS DE ANIMAIS INFECTADOS: ANÁLISE DE DADOS RECUPERADOS DE UM ESTUDO EXPERIMENTAL.v
Autor(es): BERTOLI, Victor Gabriel
ALEIXO, Denise Lessa
Abstract: O reuso de dados, avaliando experimentos já publicados sob uma nova perspectiva, permite transformar resultados de estudos prévios em uma nova pesquisa. Um estudo realizado por Braga-Silva e colaboradores (2016) mostrou que o medicamento homeopático bioterápico de Toxoplasma gondii na dinamização 200 dH protege neurônios mientéricos de camundongos infectados pelo parasito. A interação entre o parasito e o hospedeiro é fundamental para a evolução das infecções parasitárias, e que os medicamentos homeopáticos atuam de forma integral agindo num sistema integrado psico-neuro-imuno-endócrino-metabólico. O objetivo do presente estudo é reavaliar os dados do estudo realizado por Braga-Silva e colaboradores relacionando os dados sobre o efeito do bioterápico no neurônio entérico com a relação parasito hospedeiro, buscando na literatura argumentos que mostrem, em uma nova visão, os mecanismos de adaptação do organismo nesta situação. Neste projeto faremos um levantamento dos trabalhos de Braga-Silva e colaboradores e uma reanálise dos dados de análise quantitativa morfométrica do plexo mientérico de camundongos infectados por Toxoplasma gondii e tratados com bioterápico 200 dH. Após o levantamento será feita uma relação destes dados destacando o efeito do bioterápico no neurônio entérico a relação parasita hospedeiro e os mecanismos de adaptação do organismo nesta situação, buscando na literatura argumentos que mostrem este mecanismo sob uma nova visão.
Palavras-chave: Toxoplasma gondii 200dH
neurônios entéricos
medicamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1730
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79651.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)180.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.