EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1724
Tipo: Artigo
Título: PROPOSTA DE ATUAÇÃO DE TERAPIA MIOFUNCIONAL EM UM GRUPO DE ADULTOS COM PRESENÇA DE RONCO HABITUAL E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO LEVE E MODERADA
Autor(es): GOMES, Sheila Ferreira
AVELAR, Fabiana Southier Romano
Abstract: A pesquisa tem por objetivo identificar os benefícios da intervenção em um grupo de indivíduos que apresentam queixas relacionadas aos distúrbios respiratórios do sono, o ronco e a apneia obstrutiva do sono leve a moderada, mediante a avaliação da remissão na presença das queixas comparadas no período pré e pós intervenção. A pesquisa tem caráter exploratório, quali-quantitativo e para a coleta de dados utiliza-se como instrumento o questionário semiestruturado adaptado do protocolo MBGR, questionários constando de história clínica, avaliação postural com medidas antropométricas e avaliação das estruturas orofaciais, e funções do sistema estomatognático. O grupo compõe-se de 08 adultos de ambos os sexos, sendo 06 mulheres e 02 homens com idade entre 34 a 77 anos, atendidos numa clínica escola localizada na no norte do Paraná. A proposta pretende a realização de 10 encontros com objetivos e estratégias pré-estabelecidas para o tratamento dos distúrbios respiratórios do sono. A eficiência na remissão das queixas e alterações miofuncionais apresentadas inicialmente pelos adultos, readequação das funções do sistema estomatognático são resultados aqui pretendidos e, primordialmente, a melhora na qualidade de vida de cada um dos atendidos.
Palavras-chave: Distúrbios Respiratórios do Sono
Reabilitação
Fonoaudiologia
Sistema Sensório Motor Orofacial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1724
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80108.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)173.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.