EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1720
Tipo: Artigo
Título: PROMOÇÃO DA SAÚDE DO PROFISSIONAL MÉDICO: REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): CAWAHISA, Theresa Cristina
CAWAHISA, Viviane
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
MASSUDA, Ely
Abstract: Considerando o atual panorama do mercado de trabalho da medicina, é possível perceber que médicos enfrentam dificuldades em relação às condições ocupacionais como longas jornadas de trabalho, atuação em uma ou mais atividades, instabilidade de serviços prestados por concorrência tecnológica e farmacêutica, entre outros. Uma das consequências é o adoecimento físico e mental desses profissionais. A promoção da saúde do médico é indispensável tanto durante a vida acadêmica quanto como no exercício da atividade, para se contar com profissionais psicologicamente e fisicamente condicionados, evitando-se prejuízos pessoais assim como para a sociedade. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática utilizando o método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA, por meio do qual serão analisados estudos entre os anos de 2012 a 2017, abordando o tema promoção da saúde do médico. Os descritores utilizados serão “saúde mental e física, médico e promoção da saúde” e seus correspondentes em inglês “Mental and physical health, physician, health promotion”. Serão utilizados artigos indexados nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (MEDLINE) e US National Library of Medicine (PUBMED). Ao final desse estudo espera-se observar as principais medidas preventivas e de promoção da saúde voltados para esse profissional. Serão analisadas as publicações sobre o tema proposto com o intuito de sistematizar as informações sobre a promoção da saúde do médico.
Palavras-chave: Burnout phisician
promoção de saúde do trabalhador
medical exhaustion
phisician health
professional health burnout
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1720
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79895.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.