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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1715
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O CONHECIMENTO TÉCNICO NAS CASAS DE TRABALHO |
Autor(es): | WAKITA, Sônia Vieira Lima BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
Abstract: | Este texto tem o objetivo de estudar a educação para o conhecimento técnico nas casas de trabalho ou worksouses. Esse conhecimento foi a base para o tecnicismo daquela época, onde muitas pessoas viam nessas escolas-fábricas uma maneira de sair das ruas e conseguir moradia e sustento. Além de moradia e sustento, eles recebiam um ensinamento técnico para ser realocados no ambiente de trabalho. Para tanto, este estudo analisa historicamente as fontes primárias, a Primeira e a Segunda Lei dos Pobres, de 1601 e 1834, respectivamente, porém, daremos uma maior ênfase na Segunda Lei dos Pobres, por meio do qual é possível compreender o modelo educacional assumido pela escola e o tipo de conhecimento ali praticado. Um estudo desta natureza se justifica porque põe em discussão as origens do ensino técnico, de uma educação que priorizava a formação para o trabalho, nas origens da Revolução Industrial, de 1786. Para isso, prioriza-se uma análise historiográfica a fim de compreender a educação e o conhecimento no contexto das mudanças sociais da época. |
Palavras-chave: | Educação Escolas-fábricas Workhouses Gestão do Conhecimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1715 |
Data do documento: | 24-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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epcc--80431.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 762.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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