EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1715
Tipo: Artigo de Evento
Título: O CONHECIMENTO TÉCNICO NAS CASAS DE TRABALHO
Autor(es): WAKITA, Sônia Vieira Lima
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Abstract: Este texto tem o objetivo de estudar a educação para o conhecimento técnico nas casas de trabalho ou worksouses. Esse conhecimento foi a base para o tecnicismo daquela época, onde muitas pessoas viam nessas escolas-fábricas uma maneira de sair das ruas e conseguir moradia e sustento. Além de moradia e sustento, eles recebiam um ensinamento técnico para ser realocados no ambiente de trabalho. Para tanto, este estudo analisa historicamente as fontes primárias, a Primeira e a Segunda Lei dos Pobres, de 1601 e 1834, respectivamente, porém, daremos uma maior ênfase na Segunda Lei dos Pobres, por meio do qual é possível compreender o modelo educacional assumido pela escola e o tipo de conhecimento ali praticado. Um estudo desta natureza se justifica porque põe em discussão as origens do ensino técnico, de uma educação que priorizava a formação para o trabalho, nas origens da Revolução Industrial, de 1786. Para isso, prioriza-se uma análise historiográfica a fim de compreender a educação e o conhecimento no contexto das mudanças sociais da época.
Palavras-chave: Educação
Escolas-fábricas
Workhouses
Gestão do Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1715
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80431.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)762.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.