EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1708
Tipo: Artigo
Título: UMA ANÁLISE DO TRABALHO DE CUIDADORES DE IDOSOS
Autor(es): GARCIA, Gabriela Maçarico Figueiredo
IMOTO, Priscila Hitomi
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
MASSUDA, Ely
Abstract: O número de idosos aumenta a cada década levando o Brasil a uma situação de rápido envelhecimento populacional. A transição demográfica e epidemiológica apresenta um quadro de sobrevivência de idosos dependentes de pessoas para suprir as incapacidades de realizar as atividades da vida diária. Essas pessoas são familiares, na maioria dos casos, que residem no mesmo domicilio e se tornam cuidadores dos idosos. Assim, o presente estudo, objetiva conhecer a sobrecarga do trabalho dos cuidadores informais de idosos. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo-exploratório e de campo. O estudo foi realizado com cuidadores informais de idosos vinculados as Equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde do município de Maringá. O instrumento de coleta de dados foi aplicado através de uma entrevista, sendo está dividida em: dados de identificação, aspectos sociodemográficos, Escala Zarit Burden Interview - EZBI. Foram entrevistados 20 cuidadores de idosos cadastrados nas Equipes de Saúde da Família da UBS Alvorada I de Maringá, destes, a maioria tinha idade superior a 51 anos, todos os cuidadores entrevistados eram do sexo feminino, sendo a maioria filha e um quarto esposas, com escolaridade igual ou inferior ao ensino médio incompleto e renda de 1 a 2 salários mínimos. A sobrecarga dos cuidadores foi classificada como uma sobrecarga moderada. Diante dos resultados encontrados nesse estudo e em tantos outros, reafirma-se a necessidade de atenção voltada a promoção da saúde dos cuidadores.
Palavras-chave: Cuidadores de idosos
Envelhecimento
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1708
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79799.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)194.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.