EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1707
Tipo: Artigo
Título: TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO SEXUAL
Autor(es): SILVA, Beatriz Tomé Deo
NOGUEIRA, Rafaela Hipólito
COELHO, Kelley Cristina
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Abstract: As disfunções sexuais são caracterizadas como o comprometimento do desempenho sexual tanto em homens quanto nas mulheres interferindo em qualidade de vida física e mental. Anomalias como dispareunia, vaginismo, ejaculação precoce e transtorno erétil podem ser tratados com técnicas envolvendo a fisioterapia uroginecologica. O presente estudo de caso teve como objetivo minimizar e reverter o quadro, melhorar a disfunção sexual e a qualidade de vida dos pacientes com disfunção sexual. Foram incluídos no estudo 2 indivíduos com idade variando de 75 a 77 anos com disfunção sexual, sendo um do sexo feminino e outro do sexo masculino. Foram excluídos pacientes neurológicos e com deficiência mental. Os participantes foram triados na clínica de fisioterapia da Unicesumar e foram avaliados através dos seguintes instrumentos: Questionário do desempenho sexual (QS-F) direcionado para o sexo feminino e Questionário do desempenho sexual (QS-M) direcionado para o sexo masculino e questionário de qualidade de vida (SF-36) para ambos os sexos. Na sequência os mesmos foram submetidos a 10 sessões de tratamento fisioterapêutico de 45 minutos, duas vezes por semana utilizando a cinesioterapia com exercícios de Kegel. Com o tratamento fisioterapêutico a paciente do sexo feminino melhorou 40% no desempenho sexual, 5% na capacidade funcional e 22% no nível de dor, enquanto o paciente do sexo masculino melhorou 73% no desempenho sexual, 10% na capacidade funcional, 50% nos aspectos físicos e 15% na vitalidade. Dessa forma, pode-se concluir que houve melhora na disfunção sexual e qualidade de vida nos indivíduos tratados com o tratamento fisioterapêutico.
Palavras-chave: disfunção sexual
incontinência urinaria
fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1707
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80138.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)230.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.