EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1692
Tipo: Artigo
Título: SAÚDE E PREVENÇÃO DO HPV
Autor(es): CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ELER, Gabrielle Jacklin
MAZZETTO, Juliana
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi identificar como os pais de alunos ou seus responsáveis legais, do 3º ano do Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPR, definem e reconhecem o vírus HPV e sua prevenção. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. O período da coleta dos dados ocorreu de março a maio de 2016.A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada com 10 questões fechadas cujo teor é explorar o conhecimento dos sujeitos acerca do HPV, sua definição e prevenção. As questões foram encaminhadas responsáveis legais pelos alunos em envelope, onde os mesmos foram previamente orientados. Participaram do estudo 17 responsáveis legais dos alunos do ensino médio do IFpr. Foi identificado entre os entrevistados a concepção que o mesmo grande parte dos sujeitos desconhecem a doença e dimensionar os riscos e danos à saúde dos adolescentes futuramente. Foi observado nas respostas obtidas mostrou que a maioria reconhece os temas como gestação, preventivos e as causas primordiais do câncer, mais ainda têm sujeitos que desconhecem como a doença tem afetado a população principalmente os mais jovens em início das relações sexuais. Esta pesquisa abriu espaço para discussão sobre um assunto que é delicado mais, primordial e necessário para o diálogo entre as famílias. Acredita-se que a busca do esclarecimento e a consciência de que, há profissionais que se preocupam com a saúde e querem dar a eles seus conhecimentos necessários que possam alertá-los sobre uma vida saudável e com maior qualidade.
Palavras-chave: Adolescência
HPV
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1692
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79934.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.