EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1686
Tipo: Artigo
Título: REVISÃO SISTEMÁTICA DA SAÚDE MENTAL DO IDOSO
Autor(es): HISSAMURA, Isabella Santana
HISSAMURA, Paula Santana
MASSUDA, Ely
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: Seguindo a tendência mundial, a população idosa brasileira tem aumentado progressivamente. Embora a saúde mental seja objeto de muitas pesquisas, carecem daquelas voltadas para os idosos. O objetivo do presente estudo foi de realizar uma revisão sistemática por meio do método PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses, a fim de analisar estudos entre 2005 e 2015 e que abordam o tema saúde mental do idoso no Brasil. Foram utilizados os descritores “saúde mental, idoso e Brasil”, e seus correspondentes em inglês “mental health, elderly, Brazil”, considerando-se artigos indexados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (MEDLINE) e United States National Library of Medicine (PubMed), disponibilizados na BVS - Biblioteca Virtual em Saúde. O estudo reteve 17 artigos dos quais oito apontam a depressão como principal transtorno mental apresentado na população idosa, a demência foi relatada em oito artigos, sendo que em dois deles, esses transtornos se apresentaram associados e na maior parte dos estudos, faixa etária predominante foi de 60 a 80 anos.
Palavras-chave: depressão
doenças mentais
idoso
saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1686
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79648.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)191.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.