EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1667
Tipo: Artigo de Evento
Título: PROMOVENDO A SAÚDE DE CRIANÇAS COM TDAH POR MEIO DA LITERATURA
Autor(es): GOMES, Tania
MARIANO, Ederson Fernando
CAMPAGNOLO, Paulo César
FARIAS, Vivian Madeira
ANTUNES, Mateus
Abstract: Este estudo buscou discutir a medicalização da criança com dificuldade de aprendizagem, normalmente diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e os benefícios da literatura como estratégia de promoção da saúde. Para isto, foi realizado revisão de literatura nos anos de 2000 a 2017, por meio de buscas em periódicos nacionais e internacionais indexados nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs, e livros dos anos de 1972 a 2015. Os descritores utilizados foram: Transtornos de Aprendizagem, Educação, Literatura e Promoção da Saúde. A análise seguiu três etapas: Pré-análise, Exploração do material e Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os resultados e discussões possibilita perceber que é comum a medicalização da criança com dificuldade de aprendizagem, normalmente diagnosticada como portadora do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, porém, vem se sobrepondo a outras possibilidades menos invasivas de cuidado, como a arte, a exemplo de oficinas de literatura, de teatro, de dança, de música, de artes plásticas. Nas conclusões destaca-se a importância da literatura como elemento capaz de proporcionar à criança o empoderamento emocional, cultural, social e psíquico, proporcionando-lhe melhor desempenho nas atividades escolares. Desse modo, propõe a criação de ambientes de incentivo à leitura como estratégia de promover a saúde ao invés de colocar a ênfase no transtorno da criança.
Palavras-chave: Educação
Lúdico
Transtornos de Aprendizagem
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1667
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80167.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)168.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.