EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1626
Tipo: Artigo
Título: A CONSTRUÇÃO DO HUMANO E A ALIENAÇÃO PELO TRABALHO EM KARL MARX (1818-1883)
Autor(es): CAZAVECHIA, William Robson
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo evidenciar algumas das concepções intelectuais de Karl Marx (1818-1883). Principalmente suas noções de História como construção do humano pelo trabalho e Alienação, apropriação privada dos produtos do trabalho social e coletivo. Marx, como intelectual, esteve diretamente engajado com a política de seu tempo e contribui de maneira determinante para seu desfecho ao lado da luta social do proletariado. Escreveu com Engels (1820-1895) o Manifesto Comunista (1848) e se propuseram delinear a constituição teórica para a transformação da sociedade. Trabalho com o qual Marx se dedicou sua vida toda. A sua obra consiste em uma análise crítica da sociedade Capitalista. Em suas análises, procedeu conforme a dialética materialista e concebeu a sociedade em sua concretude material. A História, nesse sentido, é a própria construção do humano pelo trabalho. Sua motricidade se deve ao conflito de classes estabelecido como contradição fundamental da sociedade capitalista juntamente com a contradição entre Capital e Trabalho. Com essa dialética negativa da sociedade, Marx não procurou somente uma descrição suficiente da sociedade, mas uma descrição da funcionalidade da sociedade capitalista com vistas a sua superação. A pesquisa se desenvolveu a partir das pressuposições metodológicas de uma pesquisa bibliográfica em história e filosofia.
Palavras-chave: Método Dialético
História
Conflito de Classes
Karl Marx
Século XIX
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1626
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79696.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)212.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.