EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1602
Tipo: Artigo
Título: A OCORRÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM FIBROMIÁLGICOS
Autor(es): TOLEDO, Cleber Vernillo de
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: A Fibromialgia (FM) é classificada como uma síndrome reumática clínica comumente associada a sítios dolorosos com alta sensibilidade à dor quando friccionados (tender points), e por fortes dores musculoesquelética difusa e crônica. Entre as comorbidades estão a depressão e os sintomas de ansiedade. Esta pesquisa objetiva investigar traços de ansiedade e depressão em portadores da síndrome de fibromialgia participantes da página do Facebook “Grupo de Apoio a Portadores de Fibromialgia”, que serão convidados a participarem voluntariamente da pesquisa. Como método de investigação serão aplicados os testes Inventário de Depressão de Beck (DBI-II), teste psicológico utilizado para avaliação de sintomas depressivos, criado por Aaron Beck, publicada em 1996, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), instrumento que avalia os componentes subjetivos ligados à ansiedade, desenvolvido por Spielberger, Gorsuch e Lushene (1970) e traduzido e adaptado para o Brasil por Biaggio (Biaggio & Natalício 1979). Consiste em uma pesquisa descritiva que têm por objetivo estudar os traços depressivos e de ansiedade de uma certa amostra. A estatística descritiva será utilizada para análise de variáveis. Considerando a Fibromialgia e suas comorbidades resultantes e as dores musculoesquelética difusa que atrapalham a qualidade de vida dos portadores de Fibromialgia, foram grandes o número de fibromiálgicos que desenvolvem sintomas depressivos e de ansiedade.
Palavras-chave: Ansiedade
Comorbidades
Depressão
Fibromialgia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1602
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79637.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)163.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.