EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1597
Tipo: Artigo
Título: A INSERÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ NA REDE URBANA REGIONAL
Autor(es): RUIZ, Evandro José Narduci
ENDLICH, Ângela Maria
Abstract: O seguinte trabalho visa identificar e apresentar a ocupação, evolução e composição atual do município de Paranavaí, localizado no Noroeste Paranaense. Para isso, utilizamos referenciais teóricos metodológico no intuito de análise desde a sua ocupação, passando pela incorporação da empresa colonizadora a Companhia Terras Norte do Paraná e posteriormente pela Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná- CMNP, em conjunto com o incentivo da atividade cafeeira que estimulou a vinda de paulistas. Ainda que essa companhia não tenha sido responsável diretamente pela formação de Paranavaí, o seu projeto na região é expressivo para compreender espaços para além da sua atuação, pois criou um contexto que se espraiou com outras iniciativas. As alterações de ordem econômica mudaram constantemente a dinâmica urbana da cidade, com forte êxodo rural decorrente da erradicação dos cafezais como medida definida pelo Estado após a geada negra de 1975 e o resultado dela posteriormente. Finda-se este estudo, com a centralidade do município analisado, e a partir da metodologia adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, nas publicações da Região de Influência- Regic, determinam as escalas de interação e dependência dos centros, classificando o município de Paranavaí como Centro sub-regional na escala hierárquica paranaense, constatando assim a inserção do mesmo na rede urbana regional.
Palavras-chave: Rede urbana
Noroeste
Região de Influência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1597
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79603.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)305.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.