EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574
Tipo: Artigo
Título: TRANSTORNO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: (RE)CONHECENDO PARA (IN)FORMAR
Autor(es): KOZUKI, Michelle Brambilla de Oliveira
FORNO, Letícia Fleig Dal
Abstract: O presente artigo aborda as discussões sobre o contexto educacional e as possibilidades divergentes que vêm sendo referenciadas quando se busca estruturar uma análise da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no ensino regular. A temática “transtorno e dificuldade de aprendizagem” destaca um espaço singular no contexto do ensino regular, e por isso é foco desta pesquisa. Com o objetivo de investigar as relações presentes no reconhecimento de transtorno e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar, buscou-se uma revisão de literatura, com a proposta e reconhecer os conceitos de transtorno e dificuldade de aprendizagem e suas aproximações com o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Notou-se com esta pesquisa que o espaço sala de aula e o conhecimento que o professor possui são meios de influência para o incentivo e estimulo da e na aprendizagem do aluno, bem como, a distinção entre o que é uma dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem, para a promoção de métodos e ações pedagógicas significativas ao processo de desenvolvimento e de aprendizagem do aluno.
Palavras-chave: Dificuldade de Aprendizagem
Transtorno de Aprendizagem
Inclusão Escolar
Aprendizagem
Escola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1574
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80174.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)204.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.