EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1569
Tipo: Artigo
Título: TRANSE E POSSESSÃO: OLHARES HISTORIOGRÁFICOS E ETNOPSICOLÓGICOS
Autor(es): PARADISO, Silvio Ruiz
INADA, Jaqueline Feltrin
Abstract: O objetivo da presente pesquisa é refletir sobre todo processo histórico-social em que os fenômenos do transe e da possessão perpassaram dentro da perspectiva psicológica e psiquiátrica desde o século XIX. Ademais, soma-se a pesquisa o questionamento acerca de que se o transe e a possessão dentro de contextos religiosos e/ou místicos seriam manifestações psicopatológicas ou apenas artifícios socioculturais, olhar este cada vez mais recorrente entre os pesquisadores. A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica, que de acordo com suas características, é desenvolvida por meio do embasamento científico em textos. Espera-se, com este resultado, colaborar com o desenvolvimento do corpus sobre o tema, possibilitando pesquisas futuras.
Palavras-chave: Possessão
Psicologia
Psicopatologia
Transe
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1569
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80316.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)184.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.