EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1543
Tipo: Artigo
Título: RESILIÊNCIA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS?
Autor(es): TOMIO, Tayara Barbosa
SCHWEDE, Gisele
Abstract: Este trabalho busca investigar as possibilidades de diálogos entre os conceitos de resiliência e de processos de criação, através de articulações teórico-metodológicas que venham a contribuir para novas reflexões acerca destes conceitos. A pesquisa que sustenta este artigo tem o método dialético como a vertente orientadora de todo o processo de investigação e de análise realizado. As discussões decorrentes pautam-se no olhar epistemológico acerca das escolas psicológicas e a crise vivenciada pela Psicologia na segunda década do século XX. A resiliência, assim como a Psicologia, se caracteriza por sua fragmentação e divergências nas definições teóricas. Uma rápida tentativa de compreensão dos conceitos de resiliência e de processos de criação pode remeter a um pensamento de que o sujeito ao enfrentar uma situação de adversidade faz recortes dessa realidade, internaliza aquilo que lhe é significativo, os re-elabora através de sua imaginação, e objetiva em forma de superação. Assim, discute-se a questão da resiliência como processo criativo, sendo este, condição ontológica do ser humano.
Palavras-chave: Resiliência
Processos de criação
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1543
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80012.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)153.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.