EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1506
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS PRATICADAS NAS GRANDES
Autor(es): ROMANO, Alessandra Buzzo
CALLEFI, Mario Henrique Bueno Moreira
MIOTTO, José Luiz
CAMPOS, Joandson Fernandes
REGINI, Beatriz Amanda da Silva
PAULO, Juliana de Oliveira Gomes Costa
Abstract: Um grande desafio global surgiu nos últimos anos em decorrência dos impactos causados pelo homem à natureza, o desenvolvimento sustentável nas cidades, onde os maiores recursos do planeta são consumidos. Para tal, é necessário entender como as cidades enfrentam as questões ambientais, sociais e econômicas e assim buscam o equilíbrio das necessidades, diminuindo os danos ao meio ambiente, gerando lucros e consequentemente se tornando um lugar agradável e atrativo para as pessoas. O conceito das cidades sustentáveis aparece nesse sentido como opção na busca pelo desenvolvimento sustentável, já que as mesmas se baseiam nos princípios da sustentabilidade, implantando ações relacionadas com a ecologia, eficiência energética e a equidade sócio espacial. O relatório da Arcadis - Sustainable Cities Index 2015 - serviu como fonte para o levantamento dos dados da pesquisa. Analisou-se as ações e características das cidades em relação aos subíndices pessoas, planeta e lucro. Como conclusão foi verificado que as cidades enfrentam inúmeras dificuldades para alcançar o equilíbrio nos três indicadores, sendo necessário que as mesmas adotem ações que promovam a mudança de atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Cidades sustentáveis
Desenvolvimento urbano
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1506
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79496.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)218 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.