EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1505
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO CÓRREGO MOSCADOS EM MARINGÁ-PR
Autor(es): KAWANO, Matheus Venturoso
BOTASSINI, Mayara
Andreola, Ricardo
Abstract: Os córregos que passam pelas cidades têm sofrido grande incidência de efeitos antrópicos, sendo na maioria negativos. Entre eles existe o despejo clandestino de esgotos não tratados e os despejos pontuais de resíduos de obras, realizados por construtoras, que são ainda mais comuns. Esses despejos alteram não só a qualidade da água, mas podem causar a eutrofização, caracterizada pela alta quantidade de nutrientes na água que levam a um aumento significativo de microrganismos decompositores que, ao consumirem todo o oxigênio da água, levam à falência dos seres vivos aeróbicos. Em vista destes fatos, o presente projeto tem como objetivo analisar a qualidade físico-química das águas do Córrego Moscados em Maringá/PR por meio de medições de parâmetros que podem indicar alterações neste ambiente natural. Este estudo da qualidade das águas do Córrego Moscados será realizado por meio de análises in loco efetuadas com a sonda multiparâmetro, marca Horiba, desde a nascente do córrego, no Parque do Ingá (Bosque I), até próximo ao entorno da Instituição UniCesumar, na altura dos blocos HV1 e HV2. Serão realizadas análises de pH, temperatura, condutividade, salinidade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, potencial de oxidação-redução e oxigênio dissolvido. Os resultados obtidos serão comparados com os valores máximos permissíveis pela legislação, a resolução CONAMA nº 357/2005 e CONAMA nº 430/2011. Posteriormente, serão realizadas propostas de melhoria para a recuperação da qualidade das águas e também das condições de vida em seu entorno.
Palavras-chave: Monitoramento
Legislação
CONAMA
Qualidade
Manancial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1505
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79650.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)198.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.