EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1496
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO MÉTODO DE CONTENÇÃO PAREDE-DIAFRAGMA NA ESCAVAÇÃO DE SUBSOLOS DE EDIFÍCIO
Autor(es): SEBASTIANI, Gustavo de Souza
VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
Abstract: A presente pesquisa traz em detalhes um dos meios de contenção, parede diafragma, uma das soluções mais utilizadas hoje em contenção no Brasil. Na revisão bibliográfica será exposta esse modo de contenção detalhado, apresentando os cálculos, suas etapas de execução, equipamentos e materiais, abordando os fatores relevantes na obra no intuído de analisar o melhor método. Para a determinação da ficha mínima foi adotado a literatura de Magnus e Santos (2014), que utilizaram os métodos de Blum (1931), Joppert Jr. (2007) e o software computacional CypeCAD, e concluíram que dentre os métodos estudados o mais conservador é o método de Blum (1931). Com os dados obtidos, os autores dimensionaram uma parede-diafragma, submetida a cargas e sendo realizada uma análise de custos da técnica de parede diafragma, onde se verificou que a solução em parede diafragma é bem viável economicamente.
Palavras-chave: Parede-diafragma
Concreto
Escavação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1496
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80437.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)374.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.