EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1441
Tipo: Artigo
Título: ECO-INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DA CIDADE DE MARINGÁ
Autor(es): SARTORI, Rejane
MANOSSO, Fernanda Paula
Abstract: A inovação no desenvolvimento de processos de menor impacto ambiental é de extrema importância para o equilíbrio entre o consumo humano e os recursos naturais. Nesse sentido, a eco-inovação é uma aliada no desafio de proporcionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da sociedade, em equilíbrio com a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar a utilização de tecnologias ou processos voltados para a eco-inovação em empresas de alto impacto ambiental da cidade de Maringá. Para tanto, a estratégia metodológica a ser empregada compreende a pesquisa exploratória, utilizando uma abordagem quantitativa. A coleta de dados será realizada por meio de um questionário estruturado a ser encaminhado às empresas com atividades de maior impacto ambiental, de acordo com a Lei nº 6.938/81. Com a execução desta pesquisa, que se encontra em fase inicial, espera-se identificar que a maioria das empresas maringaenses se enquadre como praticante de eco-inovação, haja vista que a Prefeitura Municipal exige projetos e planos ambientais de pequenos e médios empreendimentos e possui fiscalização atuante, contando com política de proteção, controle e recuperação ambientais bem definidas, o que, acredita-se, resulta em maior comprometimento dos empresários com as questões ambientais. Além disso, espera-se identificar oportunidades de redução dos desperdícios com a gestão ambiental.
Palavras-chave: Inovação
Eco-inovação
Inovação Ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1441
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79693.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)183.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.