EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1399
Tipo: Artigo
Título: O PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A SISTEMÁTICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE SARANDI – PR
Autor(es): PERIOTTO, Tania Corredato
LIMA, Cryslaine Cristina Azevedo
GOUVEIA, Tamires Selini
OLIVEIRA, Wesley Ramos de
PICANÇO, Fabiana Azevedo
Abstract: Tendo como ideia central, entender e caracterizar o que vem a ser um sistema de gestão do conhecimento estratégico e a composição de seus subsistemas a fim de identificá-los no contexto da rede municipal de educação infantil na cidade de Sarandi, Paraná é que o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) atividade de extensão institucional da Unicesumar abre espaço para tal investigação O propósito principal do (PEEB) é o de oferecer suporte e assessoramento as escolas da rede municipal da região noroeste do Paraná na linha de gestão. Acredita-se que este estudo permitirá a identificação de contribuições estratégicas, e como estas podem interferir no funcionamento organizacional. Ter conhecimento e compartilhar afim de que ele se propague ou se aprimore não é tarefa simples. Muitos gestores escolares ainda com pensamentos concentradores tendem a repetir processos aprendidos no decorrer do exercício da profissão e acabam por sufocar o que já conquistou enquanto conhecimento, seja ele tácito ou implícito. Adotam postura que bloqueiam ou não oportunizam novas experiências, preferem se manter numa posição de estabilidade e conforto sem quebrar paradigmas. O limite deste trabalho é o da rede municipal de educação infantil na cidade de Sarandi, Paraná composta por 14 unidades escolares. A metodologia adotada foi à exploratória com apoio na bibliografia especifica da área. Os dados foram levantados através de questionário aplicado em todas as unidades e a interpretação dos mesmos se deu de forma quali e quantitativa.
Palavras-chave: Educação de Qualidade
Gestão do Conhecimento
Gestão Escolar
Gestão Estratégica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1399
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80334.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)201.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.