EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1371
Tipo: Artigo
Título: PRECIFICAÇÃO DE SEMENTÁRIOS CONFECCIONADOS COM MATERIAL REUTILIZADO
Autor(es): OLIVEIRA, Hudson do Vale de
LIMA, Líbia Luiza Galvão
GOMES, Kaylen Klyttssan Oliveira
GRÜTZMACHER, Sandra
PACHECO, Yasmin Braga
Abstract: A produção de sementários é uma atividade comumente utilizada em cursos das ciências agrárias, especialmente na agronomia e na engenharia florestal, com foco na conservação das sementes. Neste sentido, o objetivo da pesquisa foi analisar a precificação de sementários produzidos com material reutilizado. A pesquisa pode ser considerada aplicada (do ponto de vista da sua natureza) e quantitativa (no que se refere à sua abordagem). Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em três etapas, a saber: coleta dos materiais necessários à elaboração dos sementários, produção dos sementários, e precificação dos sementários produzidos. A maioria dos respondentes da pesquisa é do gênero feminino (56%), tem até 20 anos de idade (27%), é solteira (53%), tem como grau de escolaridade o ensino médio completo (22%) e tem renda mensal de 2 a 3 salários mínimos (32%). Foi possível identificar, com a realização da pesquisa, contribuições nos aspectos ambiental e econômico. Este último, no sentido de ser uma possibilidade, ainda que em pequena escala, da geração de renda, por meio da comercialização/venda dos sementários confeccionados. Aquele, ressaltado devido à reutilização dos resíduos sólidos, com foco em garrafas de vidro, de diferentes tamanhos e formatos, matéria-prima para a confecção do sementário.
Palavras-chave: Geração de Renda
Sementários
Valor Agregado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1371
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80041.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)603.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.