EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1360
Tipo: Artigo
Título: A NANOTECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUAS INFLUÊNCIAS
Autor(es): BARBOSA, Willyan Prado
VANDERLEI, Romel Dias
CALLEFI, Mario Henrique Bueno Moreira
SAKUNO, Fernando Sadao
BARBOSA, Lillyan Prado
CAPELIN, Luana Jéssica
Abstract: O presente estudo trata dos avanços da construção civil em relação à nanotecnologia. Será tratada a forma como essa nanociência tem indicado caminhos de influência nos aspectos e materiais da construção civil. Através de uma pesquisa de revisão com características sistemáticas, que aborda as condições que estes estudos se desenvolvem e alguns resultados com tendência de consolidação. Dentre os campos de desenvolvimento que se mostram promissores, temos a intenção de destacar os materiais, os sensores de monitoramento e inteligência, os revestimentos de proteção e manutenção, novos aspectos de projetos e condições de infraestrutura, estruturas inteligentes com condições de autorreparação e reorganização para melhorar desempenho, entre outras aplicações que não são ligadas diretamente a nanotecnologia, mas que se tornam viáveis através das novas dimensões que os equipamentos com essa inovação dispõem. Em vez de fornecer uma revisão exaustiva da literatura nessas áreas, pretende-se destacar o impacto de nanotecnologia e nanociência relevante a prática de engenharia civil, transmitir nova visão para os profissionais e inspirar atividades neste novo campo.
Palavras-chave: Nanotecnologia
Engenharia Civil
Nanomateriais
Nanosensores
Construção Civil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1360
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79727.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)223.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.