EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1341
Tipo: Artigo
Título: CADEIA PRODUTIVA DE CELULOSE: CARACTERIZAÇÃO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
Autor(es): BASSETO, Priscilla
MATIAS, Gustavo de Souza
LERMEN, Fernando Henrique
RIBEIRO, Guilherme Fernando
GONÇALVES, Karoline Yoshiko
Abstract: No Brasil o setor produtivo de papel e celulose contribui de forma relevante para o desenvolvimento do país, que atualmente é o sétimo produtor mundial de celulose, o décimo-primeiro produtor de papel e um dos quinze maiores mercados consumidores. Isso se deve ao fato do Brasil deter avançada tecnologia no plantio e um imenso maciço florestal com elevado potencial de exploração econômica. A cadeia produtiva do setor abrange as etapas de produção de madeira, energia, celulose e papel, reciclagem de papel, produção gráfica e editorial e também atividades de comércio, distribuição e transporte. Seus investimentos têm grande poder multiplicador de renda, porque estimulam a produção de bens de capital e a construção civil, além da geração de emprego, ocupando inclusive mão-de-obra não especializada. Os objetivos do trabalho foram: apresentar uma caracterização da cadeia produtiva de celulose, apresentar uma caracterização da produção de celulose, apresentar características da comercialização da celulose, bem como a classificação do produto, controle de qualidade pós-colheita, empacotamento, armazenamento, transporte, processamento, intermediários e exportação, e descrever algumas características do consumo da celulose. Com o trabalho foi possível constatar que, altos investimentos da indústria e o desenvolvimento econômico do Brasil tiveram impactos expressivos na produção de celulose na última década. O segmento praticamente dobrou o volume de celulose produzido nesse período, com um crescimento médio de 7,1% ao ano.
Palavras-chave: Madeira Processada
Papel e Celulose
Produção de Celulose
Produtividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1341
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79812.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)200.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.