EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1328
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO PH NA VISCODIDADE DO AMIDO NATURAL E AMIDO MODIFICADO CATIÔNICO, ANIÔNICO, HIDROFÓBICO EM FORMA DE PRÉ-GEL VIA PROJETO DE EXPERIMENTOS
Autor(es): LERMEN, Fernando Henrique
GONÇALVES, Karoline Yoshiko
COELHO, Tânia Maria
ASSAD FILHO, Nabi
MATIAS, Gustavo de Souza
ECHEVESTE, Márcia Elisa Soares
Abstract: A modificação de amido natural, focada nas necessidades de diversos setores industriais, proporciona diferentes aplicações e melhoria das características do produto. Este artigo avalia a influência do comportamento da viscosidade no pH do amido de mandioca modificado catiônico, aniônico, hidrofóbico em forma de pré-gel, denominado AMCAHPG, comparado com a viscosidade do amido natural. O método de organização dos tratamentos foi um experimento fatorial analisado por meio da Análise de Variância (ANOVA) e de análises de regressão linear e polinomial de modo a identificar o melhor tipo de amido para aplicação industrial. O experimento contempla dois fatores controláveis, sendo o tipo de amido em 2 níveis (Amido natural e AMCAHPG), e o pH em 12 níveis (11,25 à 1) e uma variável resposta, sendo que a viscosidade do tipo mais estável é melhor. Com as análises verifica-se que o AMCAHPG apresentou um comportamento mais estável na viscosidade, isso o qualifica como mais indicado para a industrialização, podendo ser confirmado pelos modelos decorrentes das análises de regressão. O AMCAHPG adquiriu melhorias das características devido às modificações, sendo catiônica (adaptabilidade ao meio), aniônica (resistência a intempéries), hidrofóbica (resistência à água) e pré-gel (elimina o processo de cozimento). Conclui-se assim que a viscosidade do AMCAHPG apresentou um comportamento linear apresentando um modelo com coeficiente de determinação de 0,987, em contrapartida o amido natural se mostrou quadrático com concavidade para baixo. Tecnicamente, a explicação deste comportamento se dá pelo fato do amido natural não ter suportado teores de acidez superiores aos encontrados no pH 4.
Palavras-chave: Análises de regressão
Projeto de experimentos
Viscosidade
Amido modificado
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1328
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79353.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)424.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.