EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1322
Tipo: Artigo
Título: APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA MELHORIA NO USO ENERGÉTICO DE UMA INDÚSTRIA
Autor(es): GASQUES, Ana Carla Fernandes
GASQUES, Elisabet Gabrieli Fernandes
FERREIRA, Tamires Soares
Abstract: Esta pesquisa teve por finalidade utilizar ferramentas do gerenciamento de projetos para auxiliar no planejamento da implantação de um banco de capacitores para correção do fator de potência de uma indústria. O trabalho foi desenvolvido a partir de estudo de caso e utilizando-se de pesquisas bibliográficas em resoluções normativas, manuais, livros, artigos bem como materiais disponibilizados na internet. Elaborou e analisou-se o termo de abertura do projeto, a declaração do escopo e estrutura analítica de projeto de modo a se atingir os objetivos propostos. O orçamento prevê um gasto de dois mil reais e um prazo de aproximadamente vinte e um dia para desenvolvimento do projeto, o qual foi dividido em três fases: Gerenciamento, Banco de Capacitores e Orçamento. A partir dos resultados obtidos e da entrega de todos os pacotes de trabalho, é possível afirmar que as ferramentas do gerenciamento de projetos podem contribuir para o planejamento da correção do fator de potência de uma indústria, visto que permite o acesso a todas as informações determinadas no decorrer do projeto, dos recursos disponíveis para desenvolvimento das atividades bem como assegurar o exercício dos critérios de forma satisfatória.
Palavras-chave: Eficiência Energética
Banco de Capacitores
Correção do Fator de Potência
Gerenciamento de Projetos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1322
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80352.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)212.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.