EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1317
Tipo: Artigo
Título: TEMPO ÓTIMO DE IMERSÃO DE DISCOS FOLIARES PARA QUANTIFICAÇÃO DO TEOR RELATIVO DE ÁGUA EM FOLHAS DE MELÃO
Autor(es): SANTOS, Fernando André Silva
LOZANO, Cláudia Salim
NASCIMENTO, Jean Marcelo Rodrigues do
LORENZONI, Marcelo Zolin
HACMANN, Tiago Luan
REZENDE, Roberto
Abstract: O objetivo deste trabalho foi estabelecer o tempo adequado de imersão de discos foliares para determinação do conteúdo relativo de água (CRA) do meloeiro conduzido sob estresse hídrico e indicar se o CRA pode ser adequado para avaliar diferenças entre manejos de irrigação aplicados ao melão em estufa. O experimento foi instalado e conduzido no Centro Técnico de Irrigação (CTI) da Universidade Estadual de Maringá, utilizando um delineamento inteiramente casualizado, com 3 tratamentos e 3 repetições. Foram testados três níveis irrigação, resultantes do acúmulo da evapotranspiração da cultura (ETc), correspondentes a 0 mm (irrigação diária), ETc acumulada de 3 mm e ETc acumulada de 15 mm. Para a determinação do tempo ideal para obtenção da massa túrgida, foram coletadas folhas novas e velhas das plantas de melão e para a determinação do CRA (expresso em %) foram utilizadas as massas seca, fresca e túrgida de 4 discos foliares, aplicando a equação de Barrs e Wheaterley (1962). Os dados foram submetidos à análise de variância, regressão e contrastes ortogonais (nível mínimo de 5% de significância). As regressões quadráticas para o peso túrgido dos discos em função do tempo mostraram-se significativas, obtendo-se ajustes tanto para folhas velhas como para folhas novas. A análise de variância indicou haver diferença para os valores de CRA entre os tratamentos avaliados. Conclui-se que o tempo ideal para obtenção da turgescência das folhas de melão na avaliação do CRA é de, no máximo, 21 horas, havendo maior valor de CRA quando o acúmulo entre irrigações é maior.
Palavras-chave: Déficit hídrico
Manejo de irrigação
Massa túrgida
Tecido foliar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1317
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79374.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)207.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.