EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1309
Tipo: Artigo
Título: RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO À PENETRAÇÃO AVALIADA EM DUAS ÁREAS SOB USO COMERCIAL MANEJADAS NO SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA
Autor(es): BERTOLDI, Isadora Ribeiro
ARAÚJO, Marcelo Alessandro
USHIWATA, Yoshiharu
SERON, Cássio de Castro
POLZIN, Leidiane Gomes
MORAES JÚNIOR, José Carlos de
Abstract: A degradação das pastagens é o principal fator que compromete a pecuária. Esta degradação é caracterizada principalmente pela perda gradativa de vigor, valor nutritivo e produtividade da gramínea. Neste contexto, o sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) surgiu como uma alternativa e tem por objetivo promover, através da rotação do cultivo de grãos e pastagem na mesma área, a melhoria da qualidade física, química e biológica do solo, recuperar áreas degradadas, diversificar e aumentar a produção, além de diversificar a renda dos pecuaristas. O objetivo deste experimento foi avaliar a resistência mecânica do solo à penetração (RP), em duas áreas contíguas sob sistema ILP, sendo que uma delas encontrava-se no 3° ano de implantação do sistema ILP (Soja2/Pasto1) e a outra no 4° ano de implantação do sistema ILP (Soja2/Pasto2). Em cada uma das duas áreas, foram demarcados ?grids? de 100 x 100 m, onde foram coletados os dados de RP a cada 25 m, até a profundidade de 0,60 m com intervalos de 0,05 m, totalizando 300 dados de RP por tratamento. A demonstração estatística dos resultados foi realizada por meio do intervalo de confiança da média. Os resultados mostraram que a RP foi significativamente menor em Soja2/Pasto1 até 0,00 – 0,25 m. Ocorreram valores de RP superiores a 2,00 MPa somente em Soja2/Pasto2, na camada de 0,15 – 0,20 m.
Palavras-chave: Arenito Caiuá
Pastagem
Qualidade física do solo
Sistemas integrados de produção
Soja
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1309
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80358.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)247.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.