EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1306
Tipo: Artigo
Título: RESISTÊNCIA À PRODUÇÃO DE FUMONISINAS E À PODRIDÃO DA ESPIGA EM MILHO PIPOCA
Autor(es): GABRIEL, Lorrant Cavanha
GAROZI, Renato
ANGELOTTI, Priscila
BAVIA, Guilherme Passerini
DONEL, Alan Augusto
TESSMANN, Dauri José
Abstract: A podridão de fusarium da espiga, causada pelo fungo Fusarium verticillioides, é uma das principais doenças do milho. Este patógeno, além de causar podridão, também contamina os grãos com micotoxinas do grupo fumonisinas. O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência de genótipos de pipoca em relação a podridão de fusarium na espiga e ao acúmulo de fumonisinas nos grãos. O experimento foi conduzido no campo em delineamento em blocos casualizados, com inoculação artificial do patógeno na espiga. Dentre os 22 genótipos avaliados, que incluíram 16 linhagens progenitoras e 6 variedades, foram caracterizados dois grupos estatísticos distintos em relação aos níveis de podridão de fusarium e à acumulação de fumonisinas B1 e B2. A correlação de Spearman entre essas variáveis foi positiva, mas os coeficientes de correlação foram baixos (r=0,53, p < 0,0002). Assim, a concentração de fumonisinas nos grãos não apresenta boa correlação com a severidade de podridão de fusarium na espiga. Estes resultados são valiosos para os programas de melhoramento do milho.
Palavras-chave: Fusarium verticillioides
Inoculação
Micotoxinas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1306
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79376.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)222.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.