EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1291
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO, TEMPO E CUSTO RELATIVO A RESTAURAÇÃO DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS COM DUAS TECNOLOGIAS DISTINTAS
Autor(es): FAGUNDES, Luiz Henrique de Assis
ILDEFONSO, Jesner Sereni
Abstract: A escolha da melhor técnica de restauração de pavimentos sempre é um desafio aos projetistas, pois são muitas as variáveis que influenciam na tomada de decisão. Os menores custos de restauração são definidos pelo tipo de manutenção: preventiva ou corretiva, e as restaurações de caráter preventivo possuem patologias em estágio inicial, sendo assim as correções são mais rápidas e de menor custo. Este trabalho teve como objetivo aplicar ferramentas de gerenciamento de projetos de modo a comparar os parâmetros de escopo, tempo e custo das tecnologias de restauração asfáltica SAMI (stress absorbing membrane interlayer) e Fresagem e Recomposição com CBUQ. Cada um dos processos apresenta métodos de execução diferentes, mas possuem o mesmo produto final, o pavimento restaurado. Para a definição do melhor processo de restauração foram elaborados o TAP (Termo de Abertura de Projeto) bem como a EAP (Estrutura Analítica de Projeto) e o Cronograma de execução da obra. Ao final, foi possível verificar que a tecnologia do SAMI, apresentou redução de 23% no tempo de execução e 17% no custo total da obra de restauração, quando comparados os mesmos parâmetros de escopo, tempo e custo do método de restauração pela fresagem e recomposição de pavimentos.
Palavras-chave: Gerenciamento
Projeto
Restauração
Pavimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1291
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79900.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.