EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1287
Tipo: Artigo
Título: INSTRUMENTOS LEGAIS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Autor(es): CAMPOS, Joandson Fernandes
CALLEFI, Mario Henrique Bueno Moreira
RAMOS, Diego Vieira
ANGELIS NETO, Generoso De
ROMANO, Alessandra Buzzo
VALQUES, Igor José Botelho
Abstract: A problemática em que os resíduos sólidos se encontram, refere-se às dificuldades para o correto gerenciamento dos mesmos. Diversas instituições, sejam elas públicas ou privadas tem mantido esforços para com a responsabilidade que carregam sobre os resíduos que geram. Algumas destas instituições, são as instituições de ensino, que cada vez mais se destacam na resolução da problemática. Essa pesquisa teve como objetivo elencar os instrumentos legais de gestão de resíduos sólidos urbanos aplicáveis a Universidade Estadual de Maringá, localizada em Maringá, Paraná. A instituição selecionada é a maior instituição do ramo localizada no município de Maringá, portanto, os resultados aqui apontados se estendem à outras instituições do tipo localizadas na cidade de Maringá. Para tanto, analisou-se o arcabouço legal disponível nas três dimensões do poder, sendo elas municipal, estadual e federal. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica. Os resultados atingidos possibilitaram saber quais instrumentos específicos devem ser observados para a instalação e operação de iniciativas que busquem gerenciar os resíduos sólidos urbanos em instituições de ensino localizadas em Maringá, sobretudo a selecionada para o estudo. Além disso, o estudo possibilitou uma análise sobre os instrumentos municipais para o gerenciamento de resíduos sólidos.
Palavras-chave: Gestão de Resíduos
Instrumentos de Gestão
Resíduos Sólidos Urbanos
Universidade Estadual de Maringá
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1287
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80393.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)200.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.