EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1285
Tipo: Artigo
Título: PRATA COLOIDAL COMO INDUTOR DE FASEOLINA EM HIPOCÓTILOS DE FEIJÃO
Autor(es): ZUBEK, Larissa
SILVA, Jéssica Brasau da
MIZUNO, Mônica Sayuri
HISANO, Luciane Kawashima
BONATO, Carlos Moacir
SCHWAN ESTRADA, Kátia Regina Freitas
Abstract: A indução dos mecanismos de resistência de plantas a patógenos a partir da utilização de elicitores no controle de fitopatógenos, apresenta-se como importante ferramenta alternativa aos métodos convencionais. Este trabalho objetivou verificar a capacidade indutora de faseolina por diferentes doses de nanopartículas de prata. Os tratamentos foram compostos por cinco concentrações de prata coloidal (1, 2, 3, 4 e 5 %) e os controles água destilada e o indutor comercial Bion®, como controle negativo e positivo, respectivamente. Hipocótilos de feijão estiolados foram segmentados, lavados e colocados sob papel germitest umedecido com água destilada, onde receberam aspersão dos tratamentos, seguido de armazenamento a 25 ºC por 48 horas, no escuro. Após este período os hipocótilos foram pesados e transferidos para tubos de ensaio contendo 10 mL de álcool etílico e armazenados a 4 ºC por 48 horas e então agitados por 1 hora para extração da fitoalexina formada. A absorbância foi determinada a 285 nm em espectrofotômetro. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo Teste de Skott-Knott (p<0,05). As nanopartículas de prata foram efetivas no acúmulo de faseolina proporcionando, na dose 5 %, 1,4 e 2,0 vezes maior acúmulo em comparação com os controles água destilada e o indutor comercial Bion®, respectivamente. Estes resultados indicam o potencial de nanopartículas de prata na indução dos mecanismos de defesa das planta pela produção de faseolina.
Palavras-chave: fitoalexinas
indução de resistência
nanopartículas de prata
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1285
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79866.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)199.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.