EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1283
Tipo: Artigo
Título: POTENCIAL ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DA CROTALÁRIA SOBRE SOJA E MILHO
Autor(es): MELLO, Leonardo Ferreira de
VALENTIM, Lucas Mateus Rebussi
OLIVEIRA, Jussara Ricardo de
BIDO, Graciene de Souza
Abstract: O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito alelopatico do extrato aquoso da crotalária sobre a germinação e crescimento inicial de milho e soja, verificando a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da parte aérea e raízes, além das respectivas biomassas, fresca e seca. Os experimentos serão conduzidos no laboratório de botânica do Centro Universitário Cesumar – Unicesumar, utilizando câmara de incubação à 25ºC e fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos serão constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso (0, 25, 50, 75 e 100%). Espera-se que a fração reduza a germinação e o crescimento inicial das plantas daninhas, constituindo-se em uma alternativa viável para diminuir o uso excessivo de herbicidas e impacto ambiental. Considerando a relevância da produção agrícola brasileira de milho e soja, e a necessidade de verificar possíveis interações em sistemas rotacionais, será investigada a atividade alelopática do extrato aquoso das folhas de Crotalaria spectabilis sobre estas culturas. Com o objetivo de interagir as culturas, faremos uma análise para saber se essa interação poderá caracterizar um meio alternativo de combate a plantas invasoras, e se os restos culturais melhoram solo.
Palavras-chave: Alelopatia
Crotalaria spectabilis
culturas agrícolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1283
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79500.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)169.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.