EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1282
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE REFUGOS DE POLICLORETO DE POLIVINILA EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DOS AGREGADOS MIÚDOS NO CONCRETO
Autor(es): VELA, Diego Garrido
NAUJOKAT, Eduardo Sakurada
YAMAGUCHI, Natalia Ueda
Abstract: A alta problemática relacionada ao elevado consumo de recursos naturais, resultam em desenfreados impactos no meio ambiente por não conseguir suprir a necessidade de consumo, gerando uma grande escassez de matérias-primas que preocupam grande parte da população, onde são empregados inovações, com o propósito de reutilizar os recursos. Este projeto de pesquisa vem com essa preocupação, embasando a parte de sustentabilidade, reaproveitando elementos que antes eram descartados. São empregados ao concreto adições de policloreto de polivinila (PVC) moído, agregado adquirido em entulhos de construções civil na cidade de Maringá - PR, aplicando-os na forma de substituição parcial de agregados miúdos. Os corpos de provas foram submetidos a ensaios de resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral e posteriormente absorção de água no concreto, no qual foram avaliados o comportamento entre os diferentes traços de concreto, com e sem adição do PVC moído, objetivando manter suas características mecânicas ou até qualifica-las, em relação ao convencional. Após a realização dos testes, verificou-se que o concreto com a adição de 10% de PVC moído teve uma leve redução da resistência, ou seja, a redução da resistência à compressão e resistência à tração por compressão diametral em relação ao convencional foi próximo a 10%, o que leva acreditar no potencial da adição do PVC moído.
Palavras-chave: Comparações
Caracterizações
Sustentabilidade
Testes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1282
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79570.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)219.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.