EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1278
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS PARA COMPOSIÇÃO DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL PARA AS ATIVIDADES INDUSTRIAIS
Autor(es): HULSE, Pamela Mara
DAVANTEL, Eloah Maria Machado
MACHADO, Heloisa Helena da Silva
OLIVEIRA, Júlio César Dainezi de
Abstract: A Agenda 21 destaca a necessidade do desenvolvimento de índices e indicadores como importante fonte de informação para os processos decisórios de forma a contribuir para a sustentabilidade autorregulada dos sistemas integrados de meio ambiente e desenvolvimento. O presente estudo teve por objetivo a identificação de parâmetros, para composição e de indicadores a serem utilizados na construção de um índice de qualidade ambiental para atividades industriais. A partir da análise de indicadores já definidos por diferentes metodologias foram identificados os parâmetros que podem ser aplicados à realidade das atividades industriais do parque industrial do município de Maringá. Os parâmetros utilizados variam de acordo com o tipo de atividade sendo os mais frequentes aqueles relacionados à gestão de resíduos sólidos, reciclagem e recuperação de resíduos e tratamento de efluentes.
Palavras-chave: Indicadores de sustentabilidade
Índice de qualidade ambiental
Desempenho ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1278
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80396.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)235.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.