EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1273
Tipo: Artigo
Título: FAUNA PARASITARIA DE Astyanax lacustris (CHARACIDAE) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL
Autor(es): MENDES, Gislaine
CARVALHO, Valéria
CAGNI, Gilsemara dos Santos
TAKEMOTO, Ricardo Massato
LIZAMA, Maria
Abstract: Ecossistemas aquáticos tropicais são um dos ambientes mais vulneráveis da Terra, enfrentando crescentes pressões advindas das atividades antropogênicas cada vez mais significativas, que resultam em poluição e degradação ambiental. Este trabalho tem por objetivo avaliar o impacto gerado por defensivos depositados no rio pela ação antrópica, por meio da utilização de peixes como bioindicadores. O estudo será realizado no rio Pirapó, que abastece, entre outras cidades, o município de Maringá no Estado do Paraná, no qual possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.096,86 km². Serão utilizados espécimes de Astyanax lacustres, conhecido popularmente como lambari. Os espécimes serão coletados ao longo da bacia do rio Pirapó que passa pelo município de Maringá, desde a nascente até a cidade de Santa Fé, utilizando-se de diversos artefatos de pesca, com a periodicidade trimestral. Para o estudo da relação parasita- hospedeiro, bem como desta relação com os diferentes locais de amostragem, serão utilizadas analises estatísticas não paramétricas. Análises físico-químicas da água serão realizadas para auxiliar no estudo destas relações e para tornar possível o monitoramento da contaminação por agrotóxicos no local.
Palavras-chave: Peixes
bioindicadores
parasitas
defensivos agrícolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1273
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80372.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)270.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.