EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1268
Tipo: Artigo
Título: ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO, O BIOCOMBUSTÍVEL DO FUTURO
Autor(es): PIMENTEL, Rafaela Gamba
GONÇALVES, Fernanda Daniela
REZENDE, C. S. H. Luciana
GASPAROTTO, Francielli
Abstract: O Etanol representa fator de destaque na matriz energética brasileira. Além de o etanol hidratado substituir em parte o petróleo, o etanol anidro pode ser adicionado à gasolina aumentando sua octanagem e diminuindo a emissão de gases do efeito estufa. O etanol de segunda geração é um biocombustível produzido a partir de biomassa lignocelulósica, que utiliza processos químicos tradicionais e também a biotecnologia moderna que emprega enzimas para a quebra de moléculas de celulose, tornando-a em açúcares, para então produzir o etanol por meio de processos fermentativos alcoólicos da biotecnologia convencional. Possui composição idêntica à do etanol de primeira geração e um implemento em sua produção já está em estudo com uma nova variedade de cana: a super cana. Há uma previsão de que o etanol de segunda geração (2G) terá custo abaixo do custo atual da primeira geração, tornando-o mais competitivo. Assim, este projeto teve como proposta a realização de um estudo sobre as vantagens de tal combustível e das tecnologias de quebra da celulose presente no bagaço e na palha da cana de açúcar. O que, sem aumento de cana processada, traria um incremento na produção de etanol como um todo.
Palavras-chave: Bioetanol
hidrólise ácida/enzimática
material celulósico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1268
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79752.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)193.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.