EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1264
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA 300 NO ENSINO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
Autor(es): GODOI, Thiago Baldasso de
SILVA, Maílson José da
PEDROZA, Samuel Sales
TSUNETO, Erick Seiti
CARNELOSSI, Ana Carolina Neves
PAPPA, Marcia Fernanda
Abstract: Este estudo de caso busca medidas alternativas para a redução da evasão escolar e índice de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Engenharia de Produção, modalidade EAD, do Unicesumar. Para tanto, adaptou-se a metodologia ativa trezentos, idealizada pelo Professor Ricardo Fragelli, empregada no ensino presencial, para a modalidade EaD. Nessa metodologia ativa, alunos, denominados ajudantes, se disponibilizaram a ajudar alunos que iriam realizar a prova substitutiva, denominado de ajudados. A interação entre os alunos, de diversos estados do Brasil, se deu por meio de plataformas digitais, tais como AVA, WhatsApp, Youtube, entre outras. A atribuição das notas, para os diferentes grupos de alunos envolvidos no projeto, foi realizada de acordo com os papéis desempenhados, aluno ajudante ou ajudado. Não se percebeu, com a aplicação da metodologia ativa, um aumento considerável no número de alunos aprovados na disciplina. Contudo, os relatos dos alunos participantes foram positivos, pois promoveu o contato entre os participantes e incentivou a formação de grupos de estudos. Em um questionário aplicado, 90% dos participantes gostariam de participar do projeto em outras disciplinas. Sugerem-se alterações no formato original para contemplar as especificidades do ensino a distância.
Palavras-chave: Educação a distância
Ensino Superior
Metodologia Ativa
Ensino em Engenharia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1264
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79614.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)276.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.