EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1260
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE INULINASE POR ASPERGILLUS AWAMORI
Autor(es): MANIN, Luciana Pelissari
RAMALHO, Luana Dias Neves
PERALTA, Rosane Marina
BAZANELLA, Gisele Cristina dos Santos
Abstract: Os fungos são muito importantes na utilização em bioprocessos para a produção de alimentos, fármacos e enzimas. A utilização de fungos possibilita a produção de inúmeras enzimas com características físico-químicas variadas e com excelentes potenciais para aplicação industrial. Os Aspergillus são fungos produtores de inulinase em temperaturas mais altas, favorecendo o processo de isolamento da enzima. A inulinase é uma enzima que possui inúmeras aplicações, tais como, produção de xarope de frutose, álcool, acetona, ácido glucônico, sorbitol, pululano e produção de inulo-oligossacarídeos. Além disso, ela aumenta a absorção de ferro em crianças, melhora a absorção de cálcio em mulheres na menopausa. A inulina é um prebiótico composto por oligofrutose, em que na sua ingestão ocorre um aumento de bifidobactérias no organismo, podendo ser extraída de raízes, como a chicória e o yacon. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a produção da enzima inulinase por Aspergillus e verificar o uso do Aspergillus awamori para produção da referida enzima, a fim de prosseguir futuramente com um trabalho experimental.
Palavras-chave: Bioprocessos
Inulina
Isolamento
Prebiótico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1260
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80039.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)203.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.