EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1259
Tipo: Artigo
Título: PATOGENICIDADE DE ESPÉCIES DE FUSARIUM CULTIVADAS EM ARROZ E INOCULADAS EM MILHO
Autor(es): BARATEIRO, João Vitor Ganem Rillo Paz
GABRIEL, Lorrant Cavanha
BRUNHOLI, Caio Colombo
GAROZI, Renato
ANGELOTTI, Priscila
TESSMANN, Dauri José
Abstract: O objetivo do trabalho foi verificar a patogenicidade das espécies Fusarium verticillioides, F. meridionale e F. graminearum s. str. em plântulas de milho, com inoculação via solo, visando estabelecer um protocolo de teste de patogenicidade para essas espécies em casa de vegetação. O experimento foi conduzido em vasos com volume de 5 litros contendo areia autoclavada. O inóculo foi constituído por um substrato de arroz colonizado pelos fungos, adicionado imediatamente antes da semeadura e incorporado na camada de 5 cm superficiais do substrato. Dez sementes foram semeadas em cada vaso. Os tratamentos com inoculação foram comparados a duas testemunhas sem inoculação, uma contendo a adição de arroz não colonizado por fungos e a outra contendo apenas areia autoclavada. O delineamento experimental foi completamente casualizado, com oito tratamentos e cinco repetições. A altura das plântulas foi determinada aos 14, 21 e 28 dias após a semeadura, e após a última avaliação, o peso verde e o peso seco das plântulas foram determinados. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Scott Knott, a 5% de probabilidade. Verificou-se que F. graminearum causou mais danos de redução no crescimento de plântulas do que F. meridionale e F. verticillioides, e que o meio de crescimento do inóculo interferiu negativamente no crescimento das plântulas.
Palavras-chave: Patogenicidade
Fusarium
Milho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1259
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80126.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)332.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.