EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1251
Tipo: Artigo
Título: ÓLEOS DE AÇAÍ, ANDIROBA, BURITI E COPAÍBA NA INDUÇÃO DE MECANISMOS DE DEFESA EM TOMATEIRO PARA O CONTROLE DA PINTA PRETA
Autor(es): MIZUNO, Mônica Sayuri
SILVA, Camila Rocco da
SILVA, Jéssica Brasau da
ZUBEK, Larissa
SCHWAN-ESTRADA, Kátia Regina Freitas
Abstract: A indução de resistência é um método que consiste em sensibilizar a planta a ativar mecanismos de defesa por um agente elicitor, de forma preventiva, preparando a planta a chegada e tentativa de infecção e colonização de fitopatógenos. O principal objetivo deste trabalho foi o estudo de óleos fixos de açaí, andiroba, buriti e copaíba pela capacidade de controlar a pinta preta pela ativação de mecanismos de defesa, em tomateiro. Os tratamentos de açaí, andiroba, buriti e copaíba com 5 repetições foram aplicados em toda a planta 19 dias após o transplantio na concentração de 0,05% diluídos em água destilada + adjuvante 0,05%. Após 3 dias foram inoculados suspensão de conídios de Alternaria solani na concentração de (4,25x10-4 esporos mL-1). Como controle, utilizou-se água destilada e acidobenzolar-S-metilico (ASM). Para a quantificação da atividade enzimática de proteína e peroxidase, foram realizadas 6 coletas, sendo uma delas antes da inoculação do fungo e 0, 24, 48, 72 e 96 horas após inoculação. Como controle, utilizou-se água e ASM. O composto primário, proteína, apresentou maiores picos nos horários de 0 e 96 horas, com tratamentos de andiroba e copaíba e buriti a 96 horas. Já a peroxidase apresentou maior atividade nos períodos entre 24 a 72 horas após inoculação com o óleo de andiroba.
Palavras-chave: Alternaria solani
controle alternativo
óleos fixos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1251
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79781.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)665.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.