EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1241
Tipo: Artigo
Título: MASSA DE FRUTOS DE MELÃO EM FUNÇÃO DA LÂMINA DE ÁGUA EVAPOTRANSPIRADA PELA CULTURA ENTRE DUAS IRRIGAÇÕES SUCESSIVAS
Autor(es): SANTOS, Fernando André Silva
LOZANO, Cláudia Salim
ANDREAN, André Felipe Barion Alves
MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
NASCIMENTO, Jean Marcelo Rodrigues do
REZENDE, Roberto
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes níveis de lâmina de água a partir do acúmulo de evapotranspiração da cultura sobre a massa de frutos de melão conduzido em estufa plástica. O experimento foi instalado e conduzido no Centro Técnico de Irrigação (CTI) da Universidade Estadual de Maringá, utilizando um delineamento inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos constaram de quatro níveis de irrigação, resultantes do acúmulo da evapotranspiração da cultura (ETc) entre duas irrigações sucessivas, correspondentes a irrigação quando a ETc acumulada atingia os valores de 3, 6, 9 e 15 mm, com o monitoramento da ETc utilizando dois lisímetros de lençol freático constante. A colheita foi realizada manualmente quando os frutos atingiram o ponto máximo de maturação, determinando-se a massa dos mesmos, utilizando uma balança com capacidade de 8 kg e precisão de 0,1 g. Os dados foram submetidos à análise de variância e de regressão (nível mínimo de 5% de significância). A análise de variância indicou haver diferença para os valores da massa de frutos entre os tratamentos avaliados, e a regressão quadrática para massa de frutos em função dos níveis de irrigação mostrou-se significativa (p=0,006, r2=91%), indicando que os acréscimos na produção não são proporcionais aos acréscimos das lâminas de água. Conclui-se que a massa de frutos do melão é alterada pelo acúmulo de lâmina de água evapotranspirada entre duas irrigações sucessivas, havendo maior massa quando se aplica a lâmina acumulada de 8,12 mm.
Palavras-chave: Evapotranspiração
Gotejamento
Manejo de irrigação
Produção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1241
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79375.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)184.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.