EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1236
Tipo: Artigo
Título: KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Autor(es): PANDOLFO, Eric Eduardo Goveia
SHIBUKAWA, Guilherme Hideki
ANDREOLA, Ricardo
Abstract: Pesquisas indicam nos últimos dez anos que os cursos de Engenharia estão entre os que possuem maiores índices de evasão e retenção dentre os cursos de ensino superior no Brasil. Um dos fatores para a desmotivação do aluno na graduação se encontra no método de educação do ensino médio, que ministra aulas de disciplinas exatas de maneira demasiadamente teórica. Consequentemente, na faculdade, o aluno apresenta dificuldade na compreensão de disciplinas que envolvem programação, circuitos elétricos e eletrônicos, que demandam um conhecimento prático prévio. Uma hipótese para a solução do problema seria o investimento dos colégios na compra de kits didáticos. Entretanto, os kits disponíveis no mercado atualmente possuem custo elevado, tornando-os inviáveis para a realidade da maioria das escolas brasileiras, sobretudo aquelas da rede pública. Com o objetivo de fomentar o ensino de eletrônica, elétrica e programação, a proposta deste projeto é desenvolver um kit didático de baixo custo e módulos de periféricos que podem ser utilizados juntamente com o kit envolvendo microcontroladores da Microchip e Atmel. Como material de base, serão desenvolvidas apostilas em linguagem de programação em C e Arduino. Ainda, para o auxílio à iniciantes em eletrônica e eletricidade básica, será desenvolvida uma apostila com exemplos práticos para serem realizados com o Kit Didático e os módulos periféricos.
Palavras-chave: Engenharia
Evasão
Linguagem de Programação
Graduação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1236
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79737.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)169.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.